Home > Receitas > Pasta e Fagioli!!

Pasta e Fagioli!!

Ai como eu adoro Pasta e Fagioli! A mistura pode soar um pouco estranha: Massa e Feijão, mas juro que é um dos pratos mais confortáveis e acolhedores que existem!

Estou impossibilitada de comer coisas muito duras, pois extraí meu último siso na sexta-feira e sim, eu sou fresca e não consigo abrir a boca direito, então me permiti o prazer de comer este simples porém delicioso prato no almoço. Vejam, a cada minuto livre que tenho costumo dar umas espiadas em sites de Culinária e mesmo em casa assisto vários programas do tema, então podem imaginar a vontade de fazer e comer a maioria deles, certo?! Pasta e Fagioli (eu sempre acho que é um “i” no lugar do “e”) é o tipo de prato que mata a minha vontade de altas loucuras gastronômicas com pouco esforço e uma recompensadora sensação de home cooking.

Existem variações mil, e quando falo mil, acredite, já vi todas as formas de combinações de massa e feijão que vocês podem imaginar, mas a idéia principal é uma sopa a base de molho de tomate, com massa e feijão branco. Em um dos restaurantes que adoro ir, o Empório Ravioli, o Chef Roberto Ravioli traz uma receita de gnochi com feijões que ele serviu para o Pavarotti, e vou confessar que só comi esse prato maravilhoso 1 vez, pois os outros pratos me agradam tanto que não consigo repetir minhas escolhas por lá…

Minha versão preguiçosa é mais simples que a tradicional, além de poder ser preparada em bem menos tempo. Vocês podem adaptar como quiserem, mas garanto que minha receita fica ótima! Eu abandono o molho de tomate, deixando uma massa mais consistente ao invés de um caldo com massa e feijão. Além disso, abro mão do excesso de temperos (alho e cebola) para uma quase que purificação do meu paladar.

Os ingredientes básicos são:
Massa (eu escolhi uma que chama Oricchieti, parece uma concha do tamanho de uma moeda de R$1, você pode trocar por outra massa, a recomendação é uma pasta curta e arredondada, que consiga manter o molho consistente)
Feijão Branco – e como é preguiçoso, eu uso os já cozidos, compro uns vidros grandes excelentes.
Páprica Picante – você pode usar páprica doce, mas o efeito é mais ameno.

Preparo:
Ferva água para cozinhar a massa (sempre adiciono sal quando já está fervendo). Coloque uma quantidade de massa suficiente para quantas pessoas forem comer. Preste atenção no tempo de cozimento.
Enquanto isso escorra a água do Feijão Branco – eu separo umas 2 colheres de sopa por pessoa.
Quando faltarem 2 minutos para a massa ficar pronta, retire boa parte da água da panela, deixando o suficiente apenas para cobrir a massa e o feijão, que deve ser adicionado neste momento. Deixe cozinhar pelos 2 minutos restantes, cuidado para não secar toda a água (reserve uma parte do que você retirou caso tenha que adicionar depois).
Uma boa pitada de Páprica e pode desligar o fogo. Neste momento, coloque um fio de azeite e misture bem. Veja se é necessário corrigir o sal.
A massa deve estar coberta com um molho grossinho formado pelo cozimento do feijão e da própria massa.

Sirva em um prato fundo, coloque mais 1 fio de azeite, um pouco de pimenta do reino moída e, se desejar, parmesão ralado.

Categories: Receitas Tags: , ,
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a comment