Home > Pensamentos > Amadurecendo…

Amadurecendo…

Sempre achei que o início do auge de uma carreira era premiado com um BlackBerry… bem, esta semana ganhei o meu!
Pessoalmente é mais um celular (ok que ele é fofo e super útil e viciante), mas profissionalmente ele significa um step forward para mim. Eu parecia inclusive uma criança até receber o meu novo brinquedinho, super ansiosa! Mas acho que apesar do meu lapso infantil, fico cada vez mais certa de que senioridade é sabedoria.
Quando mais nova eu não sabia muito bem o que queria para minha vida profissional, e sempre escutei os mais velhos falando que para você ter sucesso, deve ter claros quais são seus objetivos. Eu pensava “bobagem! sucesso é fruto de um bom trabalho, empenho e potencial.” E digo que eu tinha tudo isso… mas não conseguia o sucesso que eu queria ter!
E fui percebendo aos poucos (e a duras custas) que nenhum profissional aleatório é laureado… quer dizer, ninguém que esteja apenas fazendo seu trabalho (por mais excelente que seja) é bem visto e mesmo promovido. As empresas, em especial as que sabem valorizar um bom profissional, gostam de pessoas que sabem aonde querem chegar. Mas… por que isso??
Na minha tentativa de analisar a cabeça de pessoas no poder (digo, Presidentes, Vice Presidentes e Diretores), ambição é boa quando é bem canalizada, ou seja, quando há um objetivo claro e “fair play” que guiam a conduta do profissional. Apesar de algumas empresas não ligarem, nenhum local sério de trabalho gosta de gente trapaceira, e muito menos de gente preguiçosa! Ambição demais (tipo a ambição má da Bruxa da Branca de Neve) é mal vista e politicamente incorreta, lembrando que hoje a politicagem é essencial para a maior parte dos trabalhos. E aquelas pessoas que não tem um objetivo claro podem ser vistas como acomodadas, ou preguiçosas. É óbvio que todos os profissionais tem grande valor, e precisamos muitas vezes de pessoas que não tem um objetivo claro de crescer rapidamente, mas desenvolvem bem seu papel numa determinada posição. Pois é a clareza de objetivos que vai diferenciar uma pessoa com boa ambição da pessoa que está feliz em crescer lentamente (ou mesmo não enxerga uma necessidade grande de ganhar mais e mais responsabilidade).
Ganhar um BlackBerry foi importante para mim por representar a minha clareza de objetivo agora. Claro que o reconhecimento depende do bom desempenho! Mas agora entendo que as pessoas que trabalham bem e tem bons objetivos são valorizadas e crescem profissionalmente!

Bjs

Categories: Pensamentos
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a comment